Workshop de Construção de Livros

Pareceu magia: dobrou-se e desdobrou-se e voltou-se a dobrar bem dobradinho. Depois, respeitando os vincos, cortou-se no meio e com novas dobras ficou-se com um livro nas mãos. Foi bom de ver: a surpresa estampada nos olhos dos alunos. E foi só o começo, pois um livro é muito mais do que a capa, as folhas e a contracapa. É sobretudo conteúdo e esse ainda estava por preencher.

E outra vez magia: carimbos e mais carimbos, formas e letras, um sem fim de possibilidade. Para a feitura de um livro também poderíamos usar o famoso verso de Mário Cesariny: "ama como a estrada começa", isto é, imagina sem destino pré-definido, cria a tua história com total liberdade.

Eis o desafio que a Biblioteca da Associação de Pais lança a todos os alunos de todos os anos da Escola de São José, incluindo o Jardim de Infância. A ideia é que cada um crie o seu livro durante as férias da Páscoa para o mostrar mais tarde, numa feira do livro a realizar no terceiro período do atual ano letivo.

Para preparar essa criação individual, a Ana Bouza e a Rita Raposo dinamizaram um workshop ao longo desta semana. Mostraram vários tipos de livros, ensinaram as dobras do passe de magia que acaba em livro e lançaram as pistas para o que cada um pode fazer em cada página. Foi aí que surgiram os carimbos e os esboços de enredo, as muitas formas e as primeiras letras, estas em maior número à medida que se avançou nos anos escolares.

Agora, é esperar pelos resultados. Esta bem pode ser a maior surpresa das férias da Páscoa, para a qual a colaboração de todos os pais e encarregados de educação é indispensável. Da nossa parte, o desejo da Biblioteca de Pais da Escola de São José é só um: depois de se terem assumido como "Super Heróis da Leitura", os nossos alunos podem agora tornar-se "Super Heróis da Escrita!"

Anterior
Anterior

Bestiário Tradicional Português

Próximo
Próximo

Exposição - Realidade Mágica